quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

A Noite Oficial dos UFOs no Brasil

O ufólogo e consultor de UFO, Reinaldo Stabolito reuniu e digitalizou diversas reportagens apresentadas no programa Fantástico, pela Rede Globo no ano de 1986, época em que foi registrada a chamada Noite Oficial dos UFOs no Brasil.

VEJA A REPORTAGEM DO FANTASTICO SOBRE O ASSUNTO E ENTENDA MELHOR.



O dia 19 de maio de 1986 representa um dos casos ufológicos mais significativo ocorrido nosso espaço aéreo

Reinaldo Stabolito


ASSISTA

No dia 19 de maio de 1986, madrugada de segunda para terça-feira, cerca de 21 UFOs invadiram os céus brasileiros tumultuando o tráfego aéreo do país. Os objetos foram detectados por várias estações de radares, incluindo aeroportos e o Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta), em Brasília (DF). Diante da gravidade da situação, três caças Mirage e dois caças F-5E decolaram para a operação de interceptação dos possíveis UFOs, que chegaram a causar a interrupção do tráfego aéreo em várias áreas, saturaram os radares.

De acordo com as pesquisas realizadas na época pelo Instituto Nacional de Investigação de Fenômenos Aeroespaciais (INFA), muitos detalhes não divulgados puderam ser conhecidos: os UFOs se movimentavam em altas velocidades, passando de 250 a 1.500 km/h em fração de segundos, mudavam constantemente de cor e de trajetória – faziam curvas em ângulos retos, de 90°, em altíssimas velocidades –, subiam, desciam, sumiam instantaneamente do radar e apareciam em outro lugar. O caça F-5E, que era seguido por 13 UFOs, fez um “looping aéreo”, objetivando ficar de frente com dos artefatos, mas eles também fizeram o “looping aéreo” atrás do avião, frustrando a intenção do piloto com a manobra. Houve também comentários entre os oficiais que diziam que um objeto veio em alta velocidade e, repentinamente, parou, de forma que ficou em rota de colisão eminente com um dos aviões e deixando o piloto completamente apavorado. Mas, logo em seguida, o artefato disparou em alta velocidade, saindo da rota de colisão iminente.

A gravidade da situação foi tamanha, que obrigou o próprio Ministro da Aeronáutica na época, o então Brigadeiro Otávio Júlio Moreira Lima, a se pronunciar na imprensa, organizando inclusive uma coletiva onde os próprios pilotos ficaram disponíveis para dar entrevistas. Um fato histórico para a Ufologia brasileira: pela primeira vez, oficialmente, era admitido publicamente que vários UFOs invadiram o espaço aéreo do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário